main content
The Origins of Coffee

A história do café

De onde vem o café? E por que cafés diferentes têm um sabor diferente? Lê o nosso guia de especialistas sobre onde o café é cultivado, os tipos de grãos e o importante processo de torrefação

De onde vem o café?

Já te perguntaste por que começamos a tomar café? Ou como tornou-se uma bebida amada em todo o mundo? Bem, nós temos as respostas. Reza a lenda que um pastor de cabras etíope do século IX descobriu o café quando as suas cabras ficaram subitamente enérgicas depois de comer o que pareciam cerejas vermelhas. Ele levou a fruta a um homem santo, que fez o primeiro café do mundo. E o resto é história.

  • Where does coffee come from

    De onde vem o café?

    Em 1930, o governo brasileiro pediu-nos para ajudar a preservar os seus enormes excedentes de café. A idéia era fazer uma chávena de café de alta qualidade que pudesse ser feita simplesmente adicionando água. Após oito anos de pesquisa, nasceu a NESCAFÉ e a indústria do café foi revolucionada.

  • When Coffee meets Culture

    Quando o café e a Cultura se encontram

    Os cafés começaram no Cairo,Meca e Damasco, onde os homens se reuniam para socializar e fazer jogos Eventualmente, eles surgiram em Europa e tornaram-se populares entre os intelectuais que partilhavam ideias brilhantes e preparavam revoluções. Hoje, os cafés tornaram-se parte da vida cotidiana em todo o mundo.

  • From Bean to Brew

    De Grão à chávena

    Antes de tornar-se bebida, o café é cuidadosamente cultivado e torrado delicadamente. Existem diferentes tipos de café e diferentes formas de torrá-los, cada um com um sabor único e um sabor distinto.

origins of coffee

Começando na Etiópia e indo para o Oriente Médio, a popularidade do café espalhou-se por toda a Ásia e Europa através de viajantes e comerciantes. Agora o café cresce em áreas com a combinação certa de altitude, solo e clima. Aqui estão alguns dos me...

Começando na Etiópia e indo para o Oriente Médio, a popularidade do café espalhou-se por toda a Ásia e Europa através de viajantes e comerciantes. Agora o café cresce em áreas com a combinação certa de altitude, solo e clima. Aqui estão alguns dos melhores cafés do mundo:

Kaffa Etíope

Como fonte original do café, não é nehuma surpresa que a Etiópia produza alguns dos melhores do mundo. O que torna o Kaffa especial é que é colhido de árvores que crescem na natureza - exatamente como foi descoberto.

Mocha Iemenita /Mocha do Iemen 

O Mocha é um dos primeiros cafés cultivados e recebeu o nome do porto Iemenita de Mocha, de onde foi exportado para todo o mundo. É cultivado nas montanhas perto do Mar Vermelho com uso de métodos tradicionais.

Montanha Azul da Jamaica

Como o seu nome sugere, este café é cultivado nas Montanhas Azuis da Jamaica. A alta altitude, o solo vulcânico rico, a baixa precipitação pluvial e a densa cobertura de nuvens dão a este café um sabor suave e falta de amargura.

Kona Havaino

O Kona só pode ser cultivado nas encostas de Hualalai e Mauna Loa, na Grande Ilha do Havaí. Manhãs ensolaradas, tardes nubladas e noites claras criam as condições perfeitas para a sua cultivação.

Mostra mais

Robusta Coffee Beans

Os grãos de café são na verdade as sementes de cerejas de uma planta de café. As cerejas crescem ao longo do tronco e levam cerca de nove meses para amadurecer em cerejas vermelhas brilhantes. Uma vez maduros e prontos, eles são escolhidos com as mão...

Os grãos de café são na verdade as sementes de cerejas de uma planta de café. As cerejas crescem ao longo do tronco e levam cerca de nove meses para amadurecer em cerejas vermelhas brilhantes. Uma vez maduros e prontos, eles são escolhidos com as mãos pelos cafeicultores, que extraem os grãos por imersão na água por alguns dias ou por secagem no sol por algumas semanas.

Grãos de Café Arábica

O café Arábica é o primeiro café a ser cultivado. Conta por mais de 60% da produção mundial de café e também é o mais popular. Tem um sabor suave e doce, com acidez ideal.  

Café Robusta

O café robusta é mais robusto de várias maneiras. Possui mais cafeína e antioxidantes e resiste melhor à doenças que o arábica. Em termos de sabor, apresenta menor acidez, com mais corpo e amargor

Grãos de Café Verde

Após a colheita, os grãos de café são chamados de 'grãos de café verdes' devido a uma coloração que se desenvolve durante a secagem. Nesse momento, não cheiram e não têm gosto de café. Eles precisam ser torrados ​​primeiro.

Grãos de Café Decaffito

Em vez de remover a cafeína do feijão, os agricultores estão a criar novas plantas Decaffito cujas cerejas não contêm cafeína.

Grãos de Café Branco

Os grãos de café brancos não são bem torrados para dar uma cor mais clara ao café e um sabor mais suave à bebida.

Grãos de Café Espresso

Tu podes usar qualquer tipo de café para fazer um café expresso, mas os ​​meio torrados a escuros geralmente são melhores, pois reduzem a acidez criada durante o método de preparo do café expresso.

Mostra mais

Por que o café é torrado?

Existem muitos nomes para os diferentes tipos de café torrado, mas geralmente enquadram-se nessas quatro grandes categorias:

  • light roast

    Torrado Claro

    O torrado claro tem um sabor suave e torrado, com um corpo leve, acidez pronunciada e sem óleo na superfície dos grãos. O torrado mais claro é chamado Canela Clara.

  • medium roast

    Torrado Médio

    O médio torrado terá um corpo maior e menos acidez do que um torrado claro, mas também não terá óleo nas superfícies do grão. Ele é geralmente conhecido por Torrado Americano.

  • full roast

    Torrado Completo

    O torrado completo é escuro, encorpado e com um aroma bem desenvolvido. O torrado completo é forte, enquanto o torrado de Vienense é rico de cor castanha e ligeiramente oleosa.

    Extremamente Torrado 

    Os extremamentes torrados são os mais fortes e o seu sabor doce e defumado também pode ser amargo. Os grãos torrados Francêses são quase pretos.  Os grãos torrados italianos são pretos, caramelizados e oleosos.

     

mix it up
Mistura

As misturas de café são criadas quando tu combinas diferentes tipos de grãos ou sabores. Tu podes torrar grãos de café com essência de baunilha ou de avelã ou adicionar essência durante a fermentação.

A Respected Process
Um processo respeitado

Globalmente, cerca de 60 milhões de pessoas trabalham numa indústria de café. Ao longo da jornada, nosso trabalho é garantir que o café tenha crescido respeitosamente na sua chávena.

Sustainable Coffee
O que é café sustentável?

Uma cafeicultura sustentável significa ser capaz de permanecer produtiva por um longo período, atendendo aos padrões sociais, ambientais e econômicos. Estamos comprometidos em usar processos sustentáveis ​​na nossa produção de café, usando métodos qu...

Uma cafeicultura sustentável significa ser capaz de permanecer produtiva por um longo período, atendendo aos padrões sociais, ambientais e econômicos. Estamos comprometidos em usar processos sustentáveis ​​na nossa produção de café, usando métodos que tomam cuidado a cada passo.

Mostra mais

Grown Respectfully
Crescimento com Respeito

A nossa ambição de Crescimento com Respeito garante o futuro fornecimento de café por meio de agricultura responsável e produção sustentável. Trabalhamos com cafeicultores, agrônomos e organizações como a Rainforest Alliance, a Rede de Agricultura Su...

A nossa ambição de Crescimento com Respeito garante o futuro fornecimento de café por meio de agricultura responsável e produção sustentável. Trabalhamos com cafeicultores, agrônomos e organizações como a Rainforest Alliance, a Rede de Agricultura Sustentável e o Código Comum para a Comunidade Cafeeira.

Mostra mais

Case by Case
Caso por Caso

Nas Filipinas, temos um programa contínuo de conservação do solo e da água em fazendas de café em toda a região, que com objetivo de incentivar os cafeicultores a cultivar a planta Jatropha Curcas, ou “tuba-tuba”, como uma colheita secundária. O Jatr...

Nas Filipinas, temos um programa contínuo de conservação do solo e da água em fazendas de café em toda a região, que com objetivo de incentivar os cafeicultores a cultivar a planta Jatropha Curcas, ou “tuba-tuba”, como uma colheita secundária. O Jatropha Curcas evita a erosão do solo durante os meses secos e é uma boa fonte de glicerol e biodiesel, fornecendo proventos extras aos agricultores.

Mostra mais