
A história do café
De onde vem o café? E por que cafés diferentes têm um sabor diferente? Lê o nosso guia de especialistas sobre onde o café é cultivado, os tipos de grãos e o importante processo de torrefação
De onde vem o café?
Já te perguntaste por que começamos a tomar café? Ou como tornou-se uma bebida amada em todo o mundo? Bem, nós temos as respostas. Reza a lenda que um pastor de cabras etíope do século IX descobriu o café quando as suas cabras ficaram subitamente enérgicas depois de comer o que pareciam cerejas vermelhas. Ele levou a fruta a um homem santo, que fez o primeiro café do mundo. E o resto é história.
-
De onde vem o café?
Em 1930, o governo brasileiro pediu-nos para ajudar a preservar os seus enormes excedentes de café. A idéia era fazer uma chávena de café de alta qualidade que pudesse ser feita simplesmente adicionando água. Após oito anos de pesquisa, nasceu a NESCAFÉ e a indústria do café foi revolucionada.
-
Quando o café e a Cultura se encontram
Os cafés começaram no Cairo,Meca e Damasco, onde os homens se reuniam para socializar e fazer jogos Eventualmente, eles surgiram em Europa e tornaram-se populares entre os intelectuais que partilhavam ideias brilhantes e preparavam revoluções. Hoje, os cafés tornaram-se parte da vida cotidiana em todo o mundo.
Existem muitos nomes para os diferentes tipos de café torrado, mas geralmente enquadram-se nessas quatro grandes categorias:
-
Torrado Completo
O torrado completo é escuro, encorpado e com um aroma bem desenvolvido. O torrado completo é forte, enquanto o torrado de Vienense é rico de cor castanha e ligeiramente oleosa.
Extremamente Torrado
Os extremamentes torrados são os mais fortes e o seu sabor doce e defumado também pode ser amargo. Os grãos torrados Francêses são quase pretos. Os grãos torrados italianos são pretos, caramelizados e oleosos.